22.1.12

Sobre solidariedade, cakepops e Tom Waits

"Take my hand, I'm standing right here
You gotta hold on"


Há algum tempo, conversando com a minha amiga Marcelle, blogueira do De Salto Alto, sobre networking e a nova vida em Sampa, ela me falou sobre um grupo do qual seria muito legal eu participar, o Luluzinha Camp.
O próprio grupo que existe há 4 anos se define como um encontro de mulheres que tem muito a compartilhar pela internet.
Entrei no grupo sem conhecer ninguém, são mais de 500 participantes entre o grupo de discussão e o blog e acabei por por encontrar uma amiga, a Monise Tonoli, a qual eu já conhecia de um outro grupo de mulheres online (o Doceiras Twitteiras do qual eu falarei mais pra frente...).
Dentre tantos assuntos do universo feminino me peguei discutindo com mulheres de todo o país, e de todas as idades, tópicos que vão desde "onde encontrar um encanador" à "aborto" e "liberdade de expressão". Mas no dia 06 de janeiro surgiu um tópico que chamou a atenção de todas "Acidente com o marido da Babi Maués e feijoada beneficente para levantar fundos". Escrito pela Cecília Santos, o post contava de um acidente sofrido pelo marido da blogueira Babi Maués no final do ano, durante uma viagem de férias, e um pouco do drama que estão sofrendo longe de casa, com a grana curta e sem plano de saúde.
A ideia da Cecília e de outros amigos do casal foi criar pequenos eventos beneficentes e levantar fundos com doações que ajudassem na recuperação do Marcos que precisava passar por vários tratamentos de reabilitação, além de cirurgias e outras necessidades que o caso demandava.
As manifestações de apoio ao caso foram tão grandes e emocionantes por parte de todas as meninas, que se conhecendo pessoalmente ou não, ajudaram como puderam e enviaram lindas mensagens ao casal. E eu que já me sentia parte do grupo e da vida das meninas, mesmo participando há tão pouco tempo, senti que poderia fazer algo pra ajudar.
Como a minha grana anda curta com a mudança pra São Paulo e ainda com poucos projetos realizados eu colaborei com um pouco do meu trabalho, fiz alguns doces pras meninas venderem na Feijoada Beneficente que aconteceu no final de semana passado lá no salão de festas do prédio onde mora a Cecília.
Um dos quitutes que adoçaram esse almoço, o cakepop, é a receita que compartilho hoje. Os que levei eram de chocolate com avelã. Mas esta é a receita básica e você pode criar em cima.

Ingredientes:
Um bolo de sua preferência. Pode ser branco, de chocolate, ou qualquer outro sabor. Pode até ser de caixinha.

3 boas colheradas de um creme que pode ser: doce de leite, brigadeiro, nutella, creme de confeiteiro... ou quanto for suficiente pra umedecer o bolo.

Palitinhos de pirulito

Chocolate pra cobertura

Confeitos em geral

Modo de preparo:

Esfarele o bolo todo numa tigela.




Adicione o creme de sua preferência. Eu usei um restinho de buttercream sabor chocolate que estava no freezer + uma colher de Cointreau pra dar um saborzinho (pode usar caldinha de cereja, aquelas de sorvete ou um licor de sua preferência...)



Pegue um pouquinho da massa e faça bolinhas. A massa fica numa consistência tão legal que nem suja as mãos. Depois leve-os à geladeira por aproximadamente 1h ou ao freezer por 15 - 20 minutos.



Banhe as pontinhas dos palitinhos no chocolate e deixe-as secar. Isso ajuda na fixação e no caso do uso de palitinhos de madeira é bom que não fica o gosto de madeira no bolinho.



Espetar o palito até metade do bolinho.



Depois é só banhar os bolinhos com cuidado, sem bater pra não caírem do palitinho e não racharem.



Enquanto a cobertura ainda estiver molhada e só jogar confeitinhos de sua preferência.

Confesso que fiquei a semana toda pensando numa música que pudesse combinar com o assunto, ou falar de solidariedade, mas nada me vinha à cabeça até que eu sonhei (?!?!?!) com o Tom Waits e acordei com 'Hold On' em loop infinito na mente.
E acredito que seja disso que a Babi e o Marcos precisam até mais do que grana. A gente sabe que uma boa recuperação pra qualquer pessoa enferma depende muito o apoio dos amigos, da família e de quem se solidarizar com a causa. 

Tom Waits - 'Hold on'

------------------------------------------
Pra quem quiser saber mais sobre o caso e ajudar, no blog do Marcos tem todas as informações -> http://blogdomarcosalencar.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Lindo post, Alê. Tô emo.
    E delícia de cake pop! Eu comprei lá na feijuca da Babi. =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Alê, queridona
    A gente ainda não se conheceu, mas teu post me encheu de alegria e emocionou. Obrigada pelo carinho. É disso que o LuluzinhaCamp é feito: gente. Mulheres bacanas como você.
    Beijo e uma semana doce procê!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que conheceste o grupo bacana das Luluzinhas! Sabia que ia se sentir em casa. Saudades, Ma.

    ResponderExcluir