30.7.12

Em terra de Macaron quem reinou foi a Madeleine!

Já inicio dizendo que este não é um post patrocinado (apesar de que um cascalhinho iria bem...), mas eu cito aqui marcas e empesas porque sou primeiramente a favor de compartilhar informação e sei da dificuldade de  encontrarmos certos produtos no mercado.


No ano passado tivemos, eu e o namorado, a oportunidade linda e maravilhosa de conhecer Paris, terra da gastronomia e de tudo que há de bom nessa vida! Dentre chocolates finíssimos, croissants e macarons tivemos nossos momentos de comilanças low cost (sim, isto é possível na França!) e descobrimos um bolinho sensacional que era vendido tanto por unidade nas padarias quanto em pacotes imensos nos supermercados e vending machines no metrô: Les Madeleines.
Confesso que sabia da existência do docinho, mas não fazia ideia do que realmente era e como era feito até finalmente degustá-lo. O sabor suave de laranja e a textura macia das madeleines se tornaram uma lembrança pra vida toda.
Tentei procurar as forminhas em todas as lojas e nunca encontrava, pela internet eram caríssimas ou apenas oferecidas em moldes de silicone (dos quais eu não sou muito fã...), até que há alguns dias de passagem pela loja Barra Doce em Pinheiros me deparei com pacotinhos de 12 unidades destas forminhas individuais de alumínio e a preços acessíveis. Não pensei duas vezes e levei pra casa logo 2!


Corri para a internet e pesquisei por várias receitas. Achei que a melhor fonte seria uma original, francesa e graças aos anos de estudo da língua pude encontrar uma receita fácil e de sabor e textura que não devem em nada às madeleines que comi no velho mundo. 
E aqui eu compartilho com vocês a versão traduzida e testada por mim, adaptada daqui: http://www.marmiton.org/recettes/recette_madeleines-faciles_17700.aspx

Ingredientes:
3 ovos
150g açúcar
200g farinha
2 colheres (sopa) água de flor de laranjeira (que eu não tinha e substituí pelas raspas da casca de uma laranja + 1 colher de suco de laranja)
8g fermento em pó químico
100g manteiga derretida
50g leite (40 + 10)

Modo de preparo:
Derreta a manteiga em fogo baixo (ou micro-ondas) sem aquecer demais e reserve.
Numa batedeira (ou à mão se você tiver coragem) bata os ovos com o açúcar até ficar uma espuma leve e esbranquiçada. Em seguida, junte a água de flor de laranjeira e 40g do leite. Depois junte a farinha, o fermento, manteiga derretida e o restante do leite (10g). Deixe a massa descansar por 15 minutos.
Unte as forminhas de madeleine - sei que essa é sempre a parte mais chata da história, então apresento-lhes  esta descoberta FENOMENAL: Bake Easy! Também encontrado na loja da Barra Doce.

Este é um ingrediente inteligentíssimo da cozinha moderna, sem o qual eu já não vivo sem. É um spray da empresa norte-americana Wilton utilizado pra untar qualquer tipo de forma ou assadeira. Nunca mais você vai usar manteiga e farinha pra untar nada depois que usar isso aqui! Simplesmente você borrifa o líquido mágico (segundo o fabricante: à base de óleo de canola, lecitina de soja e propelentes),  na forminha e voilà!- depois despeje um pouquinho da massa em cada forminha, no máximo até 1/3 do volume pra não derramar, porque elas crescem!
Asse-as em forno pré-aquecido à 200°C por aproximadamente 15 minutos ou até as bordinhas começarem a dourar. Retire do forno e desenforme ainda quente.

Uma delícia com cafezinho ou chá da tarde!

E como o negócio aqui é sempre falar dos meus dois amores, a cozinha e a música, eu lhes deixo na companhia das minhas Madeleines favoritas: os bolinhos e a Peyroux.

Madeleine Peyroux - J'ai deux amour




Um comentário: