29.12.11

A garota do ano

"See her picture in a thousand places 
'cause she's this year's girl"

Quando eu pensei em começar esse blog (que já é promessa de ano novo há, pelo menos, uns 3 anos) quis usar como tema de partida o que me foi mais importante na cozinha em 2011 dado o clima nostálgico de retrospectiva que permeia esta época de festas. E o grande sucesso da minha cozinha neste ano foi minha tão sonhada batedeira da KitchenAid. Sonho de consumo de 9 entre 10 confeiteira(o)s.
Pra acompanhar a aquisição do ano eu pedi um dos acessórios mais cobiçados, a sorveteira! O primeiro teste foi com bom e velho sorvete de creme, aquele com baunilha de verdade. Mas como primeira receita do blog vou compartilhar uma adaptação para o sabor pistache que fiz do original vanilla ice cream do renomado chef  David Lebovitz.
E pra acompanhar esse sorvete, ninguém melhor que Elvis Costelo com "This Year's Girl" pra me lembrar de quem foi a garota do meu ano numa crítica bem-humorada à indústria da moda. 


Sorvete de pistache:

5 gemas peneiradas
250ml de leite integral
150g açúcar
1/2 fava de baunilha
50g pasta base para sorvete de pistache
60g de pistaches moídos e tostados
500ml creme de leite fresco


Retire a película das gemas passando uma a uma numa peneira fina e reserve-as.
Numa penela junte o leite, o açúcar e a baunilha e leve ao fogo até levantar fervura. Retire do fogo, tampe a panela, deixando a fava de baunilha em infusão no leite até esfriar.
Depois de frio, misture o leite aos poucos nas gemas até ficar bem uniforme. Volte a mistura toda para a panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre, de preferência com um batedor de arame. Quando a mistura atingir a fervura novamente, continue mexendo por 2 minutos, junte a pasta e os pistaches moídos e desligue o fogo.
Adicione esta mistura ao creme de leite fresco bem gelado. Uma dica é deixar o creme de leite num banho-maria frio, dentro de uma tigela com água e gelo enquanto recebe a mistura quente de gemas e leite. 
Quando estiver completamente frio, retire a fava de baunilha e coloque a mistura na sua sorveteira seguindo as instruções do fabricante.



3 comentários:

  1. 1a seguidora e 1o comentário. \o/
    Receita anotadíssima. Vou testar quando a minha chegar. =D

    Adorei o nome do blog e a música tema da receita. Promete, hem?

    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, flor! Sempre companheira! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhh para com isso!!! Quero pra ontem minha kitchenaid. Salivei.

    ResponderExcluir