1.6.12

Um céu de açúcar e baunilha

Num belo dia de arrumação da sua despensa você se depara com 2 pequenas favas de baunilha desidratadas, sequinhas, sequinhas... escondidinhas num saquinho de papel dentro de uma marmitinha de alumínio lá no fundo do armário. Isso não acontece todo dia e um evento desse não pode passar batido!
Como me deparei com essa situação nesta semana, parei tudo que estava fazendo e pensei "é hoje que sai esse açúcar vanille!"
Já li e reli centenas de posts em blogs nacionais e gringos falando de como aproveitar favas já utilizadas nesta receita maravilhosa. No meu caso, andei fazendo muito sorvete de baunilha no verão e resolvi testar o reaproveitamento das favas utilizadas na infusão. Como foram utilizadas com leite, lavei bem as favas em água corrente, tirei o excesso da água com papel toalha e as deixei secar em aberto por quase uma semana para que não mofassem. Assim que secaram, guardei-as num saquinho de papel e as encontrei mais de um mês depois super desidratadas e prontas pro novo uso.
Lá vai a minha receita inspirada em centenas de receitas mundo afora:

Ingredientes:
2 favas de baunilha desidratadas
1 (ou 2) fava de baunilha fresca
1 kg de açúcar refinado
Modo de preparo:
Separar 1 xícara do açúcar, juntar às 2 favas desidratadas e bater no processador por, aproximadamente, 5 minutos até tudo virar pó. - Alguns pedacinhos ainda ficaram então eu peneirei este açúcar batido.
Depois é só juntar esta mistura ao restante do açúcar e colocar num vidro juntamente com uma fava fresca.
Todos os dias eu vou dando misturadinha em tudo pra que os aromas se uniformizem e açúcar não fique empedrado.
E este açúcar pode ser usado de diversas maneiras: em receitas de pudins, biscoitos, cremes ou até mesmo para adoçar seu chocolate quente, capuccino ou cafezinho no seu dia de majestade. Porque a baunilha é um dos bens mais preciosos da culinária, é só saber apreciar!
Afinal, até o Paul concorda: you must appreciate.

 Paul McCartney - Vanilla Sky


5 comentários:

  1. Hummm, preciso fazer isso também. =D
    Delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Como gosto dessa Radio Vanilla!
    Nada como ter um dia de magestade escutando Vanilla Sky!
    Obrigada pela receita epelo momento magestoso!

    ResponderExcluir
  3. Nena, querida =)

    Adora essa idéia de açucar com aroma e sabor de baunilha, principalmente para misturar no café rs. Onde compro a rama de baunilha?
    Beijos e um largo sorriso =D

    PS. Aqui quem "fala" é a Ana, a Aninha de Jundiaí hehehehe
    A Isa vem o meu segundo nome, que é Elisa. Sim, eu me Chamo Ana Elisa ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente a gente encontra em lojas pra confeitaria ou nesses empórios mais chiquetosos, mas quando você vier, me lembra que eu te dou algumas =)

      Excluir